Alimentos alcalinos: Importância para saúde, Azia, Refluxo e mais!

0
1

Você sabe o que são os alimentos alcalinos e o impacto que eles podem ter na nossa saúde? Informe-se mais sobre o assunto com o texto a seguir e saiba como os alimentos alcalinos podem te ajudar nos tratamentos de azia, refluxo, gastrite e muito mais.

Alimentos alcalinos

Mas antes, o que significam as palavras alcalina e alcalinizante?

Antes de aprender sobre os alimentos alcalinos e suas propriedades, primeiramente vamos entender o significado dessas palavras.

Alcalino é um termo da química usado para classificar substâncias com pH maior do que 7 em temperaturas ambientes, ou seja, pouco ou nada ácidos.

E alcalinizante é toda substância que tem a capacidade de tornar algo alcalino, ou seja, diminuir o nível de acidez.

O que são alimentos alcalinos?

A partir dos conceitos acima, podemos definir que alimentos alcalinos são aqueles capazes de equilibrar a acidez do sangue no organismo. Eles podem ajudar o corpo a funcionar melhor em diferentes aspectos, simplesmente através da boa alimentação.

Importância dos alimentos alcalinos para a saúde

Saiba que o pH ideal para nosso sangue é por volta de 7 a 7,5, sendo que valores menores do que 7 indicam uma saúde mais suscetível a doenças. Esse pH é medido através de exames de cultura de urina ou exame de saliva.

Quando o pH se demonstra ácido significa que a pessoa vem tendo uma dieta com muitos alimentos ácidos, como muitas carnes, laticínios ou processados, acumulando toxinas, tendo imunidade reduzida, com carência de nutrientes e ainda pode envolver estresse emocional.

Dentre os sintomas que uma alimentação ácida causa podemos citar azia, gases e cansaço excessivo, por exemplo, além de doenças como gastrite e até mesmo cânceres, e é justamente esses tipos de coisa que consumir mais alimentos alcalinos pode evitar.

Quais os aspectos dos alimentos ácidos?

Alimentos ácidos são aqueles que desequilibram o pH do sangue, comprometem o sistema imunológico e nos deixa mais aptos a desenvolver doenças, desde um simples resfriado a algo mais grave.

Estima-se que para manter o equilíbrio na alimentação, cerca de 60% dos alimentos devem ser alcalinos, sendo um máximo de 40% com alimentos ácidos.

Podemos destacar como alimentos altamente ácidos bebidas alcóolicas, café, refrigerantes, cacau, vinagre, carnes, ovos, queijos, vários grãos, batata, dentre outros.

Tabela de alimentos alcalinos

A alimentação deve ser aliada à sua saúde, não uma inimiga. Seguir uma dieta com alimentos alcalinos ajuda a diminuir os desgastes do organismo no dia a dia, portanto insira os seguintes alimentos na sua rotina alimentar para ter mais saúde:

Vegetais alcalinizantes:

Alfafa, Cevada, Folhas de Beterraba, Beterraba, Brócolis, Repolho, Cenoura, Couve-Flor, Aipo, Acelga, Chlorella, Couve-galega, Pepino, Dente-de-leão, Dulce, Flores comestíveis, Berinjela, Vegetais Fermentados, Alho, Feijão Verde, Ervilha, Couve, Couve-rábano, Alface, Cogumelos, Folhas de Mostarda, Cebola, Ervilha, Pimenta, Abóbora, Rabanete, Couve-nabo, Vegetais marinhos, Espinafre, Spirulina, Brotos, Batata Doce, Tomates, Agrião.

Brócolis
Brócolis

Frutas alcalinizantes:

Maçã, Damasco, Abacate, Banana, Frutas vermelhas, Amora, Melão Cantaloupe, Cereja, Coco, Groselha, Tâmara, Figo, Uva, Toranja, Melão, Limão, Lima, Melão, Nectarina, Laranja, Pêssego, Pera, Abacaxi, Uvas passas, Framboesa, Ruibarbo, Morango, Tangerina, Tomate, Frutas Tropicais, Ameixa Umeboshi, Melancia.

Abacate
Abacate

Proteínas alcalinizantes:

Amêndoas, Castanhas, Milhete, Tofu, Proteína do soro do leite (Whey Protein em pó).

Tofu
Tofu

Adoçantes alcalinizantes:

Stevia.

Stevia
Stevia

Temperos alcalinizantes:

Chili, Canela, Curry, Gengibre, Ervas, Mostarda, Sal Marinho, Molho de Soja.

Gengibre
Gengibre

Mais alimentos alcalinizantes:

Água antioxidante alcalina, Vinagre de Maçã, Sucos de frutas frescas, Sucos de folhas verdes, Culturas Probióticas, Laticínios Fermentados e Sucos vegetais.

* Pode parecer estranho frutas ácidas regulando acidez, mas saiba que o ácido cítrico delas tem efeito alcalinizante no organismo.

Além disso, é importante saber que não necessariamente porque um alimento tem pH ácido que ele formará ácidos no seu organismo. Carnes e demais produtos animais, por exemplo são ácidos apenas depois da digestão.

O que é água alcalina?

Água alcalina é um tipo de água que ajuda a equilibrar a acidez do corpo, assim como os alimentos citados. Dentre seus maiores benefícios estão fortalecimento dos tecidos ósseos, proteção contra doenças cardiovasculares e ainda combate ao envelhecimento precoce.

Existem águas prontas no mercado, com o acréscimo certo dos minerais ideais para o efeito alcalinizante no sangue, mas você também pode fazer em casa: Em 2 litros de água, corte 1 limão em 8 partes com casca e deixe dentro por 8 horas, e então é só beber ao longo o dia.

Alimentos alcalinos e o câncer

Pessoas diagnosticadas com câncer precisam manter uma alimentação regular livre de toxinas, e os alimentos alcalinos colaboram muito para desintoxicar o corpo. Com esse efeito detox, é possível se prevenir de doenças inflamatórias e até de cânceres, além de que essa alimentação pode ajudar nos tratamentos de quem enfrenta essas condições.

Alimentos alcalinos para azia e gastrite

O excesso de alimentos processados, além de álcool, café, refrigerantes e outros industrializados pode agravar ou até mesmo originar a terrível gastrite, doença que representa uma inflamação na parede do estômago.

E até quem não sofre de gastrite pode sentir azias constantes através dessa alimentação errada, portanto é algo a ser evitado por qualquer pessoa.

Para quem tem gastrite, a dieta mais recomendada é uma com 80% de alimentos alcalinos, os quais diminuem a acidez estomacal e acalma os sintomas da gastrite, como a azia, ajudando de forma eficaz em tratamentos paralelos.

Alimentos alcalinos para refluxo

A acidez presente nos alimentos ácidos também afeta negativamente quem sofre de refluxo, ou até mesmo causa sintomas de refluxo em que não tem.

Afinal, refluxo gástrico significa alteração no nível de acidez do estômago, sendo necessário consumir alimentos que diminuem essa acidez ou no mínimo não estimulem o aumento da acidez.

Os médicos indicam que dietas rígidas contendo nenhum alimento com pH abaixo de 5 pode aliviar fortemente os sintomas do refluxo em menos de 2 semanas; além disso, existem casos de pessoas que reverteram o refluxo somente com mudança na alimentação seguindo dietas alcalinas. Converse com seu gastroenterologista para mais informações se esse for o seu caso.

Alimentos alcalinos: Importância para saúde, Azia, Refluxo e mais!
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here