Água de coco: Quais os benefícios? Faz mal? Engorda? Saiba!

    0

    Ela é a cara do verão, combinando muito bem com sol e praia! E muito mais que isso, saiba que a água de coco é uma bebida super saudável que podemos beber no dia a dia também, viu?

    Mas temos que tomar moderadamente, pois em excesso pode ser prejudicial. Saiba mais a seguir sobre a água de coco, seus benefícios e malefícios, e muito mais.

    água de coco

    Benefícios da água de coco

    Com apenas 33 calorias a cada 200 ml, a água de coco possui carboidratos, proteínas, fibras, sódio e potássio, os quais fazem para o funcionamento do organismo quando ingeridos em quantidades certas.

    O recomendado é consumir a água de coco bem fresca, logo quando sai do coco, que é quando os nutrientes estão mais ativos. Saiba a seguir alguns dos principais benefícios de beber água de coco no dia a dia:

     

    1. Hidratação: 95% da água do coco é água normal (H2O), portanto se quiser manter o metabolismo sempre ativo, pele bonita e hidratada, e ainda manter balanceada as quantidades de aminoácidos, enzimas e ácidos saudáveis no organismo, beba diariamente. Além da hidratação de rotina, a água de coco também ajuda na reposição da perda de minerais quando o corpo faz grandes esforços ou passa por cansaço extremo, como em exercícios físicos.

     

    1. Ajudinha no emagrecimento: A água de coco em si não emagrece, mas ela serve como substituto alimentar de outras bebidas que contêm mais açúcares e altas calorias, além de ser ricas em fibras também, que regulam o apetite e o intestino, e melhoram a saciedade. Também contém enzimas bioativas, as quais aceleram o metabolismo, o que acelera a queima de gordurinhas e evita o acúmulo.

     

    1. Prevenção de envelhecimento e de cânceres: A água de coco contém citocininas que são um tipo de hormônio vegetal que tem propriedades antienvelhecimento e que também combate alguns cânceres. Além disso, contém antioxidantes, mantendo longe os radicais livres que causam envelhecimento da pele e até geram células cancerígenas.

     

    1. Mais disposição e menos estresse: É uma bebida repleta de eletrólitos, como magnésio e potássio, os quais combatem cansaço e estresse. Tais nutrientes atuam no sistema nervoso, induzindo ao relaxamento e aumentando o bem-estar.

     

    1. Ajuda na hipertensão: Estudos indicam que pessoas que consomem regularmente água de coco podem diminuir a pressão alta mais rapidamente do que quem bebe apenas água normal. Esse benefício se dá pela alta presença de potássio na composição!

     

    1. Prevenção de muitas doenças: O magnésio presente na bebida combate asma, diabetes, osteoporose e muitas outras doenças. Doenças nos rins também podem ser evitadas, pois a água de coco evita riscos de infecções urinárias e pedras nos rins por ser um produto dietético natural.

     

    1. Efeito detox: A água de coco faz uma limpeza no organismo, auxiliando a eliminar toxinas do fígado e dos rins, evitando variados problemas de saúde. Também auxilia na eliminação de toxinas da pele, trazendo mais saúde e evitando envelhecimento precoce.

     

    1. Colesterol regulado: A água de coco é capaz de aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, evitando doenças cardiovasculares. Até mesmo quem já sofre com colesterol alto pode tomar para se recuperar mais rapidamente.

    Malefícios da água de coco

    1. Diabéticos devem ficar atentos: A água de coco contém açúcares como glicose, frutose e sacarose, portanto dependendo da quantidade ingerida por quem tem diabetes, a água de coco pode fazer mal.

     

    1. Quem tem problemas renais também: A quantidade ingerida por quem tem problema renal também deve ser regulada, pois depende da capacidade de eliminar urina do paciente.

     

    1. Quem tem hipertensão também: Mesmo ajudando no tratamento de quem sofre de hipertensão, tais pacientes devem consultar seus médicos e saber das quantidades certas também, já que a água de coco contém sódio e muitas vezes é uma restrição aos hipertensos.

     

    1. Pode causar alergias: Sim, há quem tenha alergia à água de coco, mesmo sendo uma bebida natural.

    Água de coco em excesso faz mal?

    Tudo em excesso faz mal, inclusive água de coco. Uma ingestão descontrolada dessa bebida aumenta as quantidades de nutrientes no organismo exageradamente, desregula atividades dos rins, fígado, intestino e demais órgãos, além de aumentar níveis de açúcares e sódio no corpo.

    Sendo assim, faz mal sim em excesso! Nunca troque a água comum por água de coco durante todo o dia. Trate a água de coco como um auxiliar, não bebida principal na sua vida.

    Água de coco engorda?

    Quando consumida moderadamente, a água de coco faz justamente o contrário, ajuda a emagrecer. Isso porque o potássio presente nela ajuda a converter gordura em energia, e essa energia usada em exercícios físicos se converte em músculos e resistência corporal.

    Além disso, a composição acelera o metabolismo, colaborando para uma queima eficaz de calorias, como também promove melhor digestão por conta das vitaminas, minerais e fibras balanceadas de sua composição.

    Água de coco hidrata o cabelo?

    O coco já é conhecido por auxiliar na hidratação dos cabelos, seja em sua forma de óleo de coco vegetal puro ou extratos da fruta em meio a máscaras de tratamento. Mas saiba que a água de coco em si também é benéfica para hidratação!

    Isso porque a água de coco é rica em minerais, aminoácidos e vitaminas que cabelos desidratados estão precisando. Então pode inserir sim esse ingrediente natural nos seus tratamentos capilares de hidratação.

    Como usar água de coco no cabelo?

    Você pode pegar um recipiente com tampa borrifadora, colocar um pouco de creme de hidratação que você já usa, adicionar a água de coco, misturar bem, e então aplicar borrifando nos fios na fase de hidratação na sua lavagem.

    Você também pode usar a água de coco como finalizador, borrifando misturada com creme de pentear ou leave-in (perfeito para as cacheadas definirem seus cachos).

    Água de coco: Quais os benefícios? Faz mal? Engorda? Saiba!
    Avalie este post

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here