Agachamentos: Para que serve, grupo muscular exigido, como fazer, emagrece?

0
6

Quando algumas famosas são perguntadas sobre os segredos dos seus corpos belíssimos, muitas delas falam a respeito de dietas e exercícios específicos, como o tal dos agachamentos!


Este é um dos exercícios mais clássicos e essenciais das academia, pois geram resultados estéticos excelentes e muito mais rápido do que outros exercícios. Claro que precisam ser feitos corretamente, se não nem dá resultado e pode até fazer mal para a coluna.

Agachamento

Para saber como fazer direitinho agachamento, conhecer seus benefícios e muito mais, é só seguir na leitura!

Para que servem os agachamentos?

Os agachamentos são exercícios que servem para fortalecer diferentes grupos musculares da região das coxas, quadris e nádegas, ou seja, praticamente todos os músculos que envolvem os membros inferiores do corpo.

Agachamentos são muito mais que exercícios, sendo vistos também em técnicas esportivas, como os de levantamento de peso, por exemplo; e também é um dos exercícios mais importantes para preparar o corpo para diferentes objetivos esportivos.

Músculos trabalhados nos agachamentos

  • Quadríceps (coxas);
  • Tronco (área abdominal e eretores da espinha);
  • Glúteo máximo;
  • Isquiotibiais;
  • Quadrado lombar.
  • Além de flexão plantar, extensão de joelhos e quadril.

8 benefícios de fazer agachamentos

  1. É o tipo de exercício mais eficaz para quem ter um bumbum durinho, em pé e tonificado!
  2. É uma atividade que beneficia várias partes do corpo ao mesmo tempo, sendo multifuncional.
  3. As pernas ficam mais fortes e tonificadas, desde as coxas às panturrilhas.
  4. É um exercício que aumenta a densidade óssea, ou seja, fortalecem os nossos ossos, diminuindo ao máximo as chances de fraturas e doenças ligadas a eles.
  5. Contribui positivamente para processos de perda e manutenção de peso através de queimas de gordurinhas localizadas; falaremos melhor a seguir!
  6. Como você trabalha o tônus muscular de várias áreas do corpo, ocorre a diminuição de flacidez.
  7. É um exercício que trabalha a postura do corpo, portanto melhora até mesmo a sua forma de sentar.
  8. Como é um exercício multifuncional, pode representar vários exercícios em uma única série; isso para quem tem tempo limitado para malhar é muito funcional.

Tipos de agachamento

Assim como vários exercícios musculares, os agachamentos também têm variações, as quais podem ou não trabalhar ainda mais grupos musculares durante a técnica. São alguns desses tipos de agachamentos:

Agachamento livre:

Este provavelmente é o primeiro tipo de agachamento que os iniciantes em atividades musculares têm contato. Se executado de forma errada pode colocar o corpo em risco, portanto mantenha o orientador físico por perto até aprender a realizar o movimento corretamente e, assim, evitar lesões.

O exercício é feito trabalhando as articulações do quadril e dos joelhos, tendo também estabilidade proveniente dos tornozelos. Durante o movimento, são feitas combinações entre flexões e extensões do quadril e dos joelhos.

Importante frisar que durante a execução deste exercício, a ponta do pé e o joelho precisam estar na mesma direção para não sobrecarregar as articulações dos joelhos.

Confira um vídeo de agachamento livre a seguir, com algumas variações de acordo com o afastamento das pernas, ensinado por Sérgio Bertoluci do Xtreme 21:

Agachamento com peso (sumo)

Uma variação para fortalecer ainda mais a musculatura ao fazer agachamentos é utilizando pesos durante a performance.

No agachamento livre, o único peso usado é o peso do próprio corpo, mas para um estágio a mais, pode-se usar halteres ou anilhas, por exemplo.

A execução é bem semelhante, no entanto, pode haver necessidade de maior afastamento de pernas ou agachamento específico para dar conta de determinado tipo de peso.

Confira um vídeo de agachamento com anilhas a seguir:

Agachamento com barra

Outra variação clássica do agachamento é utilizando uma barra posicionada acima dos ombros na parte das costas, com pesos ou não. A barra contribui para manter o corpo mais reto e controlado, principalmente com relação à postura da coluna.

O modo como o nosso fica durante essa variação de agachamento é ótimo para fortalecer os músculos do quadríceps.

Confira um vídeo de agachamento com barra a seguir:

Aprenda também a fazer o Agachamento Smith.

Agachamento emagrece?

Em paralelo a outros exercícios aeróbicos e de musculação, o agachamento torna-se também um grande aliado para o emagrecimento!

Não somente ajuda a acelerar a queima de gorduras localizadas, como também ajuda a tonificar os músculos do abdômen, tornando-os cada vez mais evidentes quanto mais você for perdendo gordura localizada! Se seu objetivo é emagrecer com saúde e ganhar massa magra, não deixe de fazer agachamentos na sua rotina.

Quantos agachamentos devo fazer por dia?

Depende do objetivo de corpo que cada um busca! Existem desafios de transformação corporal de 1 mês que sugerem treinos com 50 agachamentos para cima. Tem gente que faz 100 agachamentos diariamente e conseguiu turbinar o corpo rapidamente!

Apenas tenha cuidado e faça exames médicos antes de executar intensamente esse exercício, principalmente para saber como estão suas articulações.

Aprender a realizar a técnica de forma correta também é essencial para realizar com precisão grandes quantidades de agachamentos por dia. Cuidado!

Como fazer agachamento corretamente?

  • Ao descer, sempre jogue seu peito para frente e o quadril para trás;
  • Mantenha os olhos sempre em linha reta, pois ao desviar o olhar sua cabeça tende a subir ou abaixar e isso afeta a postura;
  • Não force muito a coluna ao descer ou subir, sempre mantendo a lombar acompanhando a curvatura dos glúteos;
  • O abdômen sempre deve estar contraído ao descer e ao subir, tanto para evitar lesões na coluna quanto para manter firmeza no exercício e ainda tonificar os músculos abdominais também;
  • Os joelhos devem estar os mais alinhados possível dos seus pés;
  • Os pés devem estar levemente mais afastados do que a linha dos ombros;
  • Claro que depende do seu nível de experiência e das suas limitações corporais, mas saiba que quanto mais conseguir descer o quadril, sem tirar os tornozelos do chão, melhor é o resultado.

Nos vídeos abaixo, você pode aprender facilmente:

Agachamentos: Para que serve, grupo muscular exigido, como fazer, emagrece?
Avalie este post

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here